MARQUES PEREIRA, Francisco de Castilhos

Natural de Porto Alegre (RS), 22 de setembro de 1906 - 09 de julho de 1979, no Rio de Janeiro. Filho de João Baptista Marques Pereira e de Clara de Castilhos Marques Pereira. Foi aluno do Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina na Universidade Federal do RS, em 1929, defendeu a tese “O Parasita da Tuberculose e o BCG”, recebendo o prêmio Medalha de Ouro Osvaldo Cruz. Durante o curso de medicina foi monitor de histologia, interno do Instituto Pereira Filho e da Assistência Pública de Porto Alegre, atual Pronto Socorro Municipal. Em 1930, recém formado, exerceu sua profissão em Boa Vista do Erechim (RS). Em 1932, incorporou-se ao serviço de saúde da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, no posto de 1º Tenente Médico, participando ativamente da revolução do mesmo ano. Em 1933 obteve o título de Livre Docente da cadeira de Histologia e Embriologia, da UFRGS. Em 1938, foi promovido a Capitão Médico e nomeado Chefe do Laboratório de Pesquisas Médicas da Brigada Militar. Em 1945, foi promovido ao posto de Major Médico e nomeado diretor do Hospital Geral da Brigada Militar de Porto Alegre. No mesmo ano prestou concurso para Professor Catedrático de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina da UFRGS, sendo nomeado em 1946. Em 1948, fundou o Laboratório de Análises Clínicas Marques Pereira. Já no posto de Tenente-Coronel Médico da Brigada Militar, foi designado Chefe do Serviço de Saúde da Instituição, cargo exercido até 1955. Em 1964, foi eleito Diretor da Faculdade de Medicina da UFRGS, sendo reeleito em 1968. No ano de 1967, foi convidado a assumir a Secretaria dos Negócios de Saúde do Estado do RS, no governo de Walter Peracchi de Barcellos. No período em que esteve à frente dessa pasta reestruturou o serviço, criando vários postos de saúde, em Porto Alegre e em municípios do interior do RS. Casou-se em 29.07.1929 com Zilda Maria Fontoura Escobar, com quem teve sete filhos: Ruth Maria, João Pedro, Francisco, Sílvio Antônio, Clara Maria, Roque Antônio e Virgínia Maria.

ACHUTTI, Aloyzio C.; SOUZA, Blau F. de; GOTTSCHALL, Carlos A. M. (org.). Cem Anos de Formação Médica no Rio Grande do Sul. Coleção Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Tomo III. Estampa: Porto Alegre, 2007

http://academiademedicinars.com.br/cadeiras/francisco-de-castilhos-marques-pereira/

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política