MARQUES, Alvarino da Fontoura

Natural de Santa Maria, (RS), nasceu em 16 de janeiro de 1913 e faleceu em Porto Alegre, no dia 14 maio de 1989. Fez curso primário no Ginásio do Rosário de Porto Alegre e o secundário no Ginásio de Santa Maria da cidade do mesmo nome. Formou-se em 1936 na Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Durante a sua formação fez Curso de Especialização em Pediatria com o professor Décio Martins Costa, em 1936, estágio e especialização em Tisiologia com o professor Sayago na cidade de Córdoba (Argentina). Participou do 1º Congresso Médico de Fronteira. Foi professor na Escola Normal Osvaldo Aranha em Alegrete (RS) cidade em que exerceu a Medicina e foi médico contratado do Posto de Higiene, no serviço de Higiene Infantil e Tuberculose. Além da medicina foi pecuarista e tornou-se estudioso da história e da economia do Rio Grande do Sul. Publicou, entre outras obras: Episódios do Ciclo do Charque, história, 1987, 300p., ilustr., EDIGAL – Editora e Distribuidora Gaúcha Ltda., Porto Alegre. Evolução das Charqueadas Rio-Grandenses, história, 1990, 196p., Martins Livreiro, Porto Alegre. Casou-se com Alany Zanini Marques.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 532.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política