MARSIAJ, Odone Eugênio Frederico

Natural de Santa Maria (RS), 9 de junho de 1903. Faleceu em São Paulo. Filho de Atílio Marsiaj e Amália Marsiaj. Estudou o primário em Santa Maria (RS), o Ginásio Anchieta, em Porto Alegre (RS). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1926, defendendo a tese “Mercurio Chromo no pleuris purulento” e recebeu o prêmio Berchon. Especializou-se em cirurgia, tendo realizado viagens de estudo ao Rio de Janeiro e São Paulo. Foi médico obstetra e cirurgião em Porto Alegre. Atuou como Cirurgião-chefe e diretor do Hospital da Beneficência Portuguesa de Porto Alegre. Foi Médico Adjunto da Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Atuou como médico cirurgião da Casa de Correção de Porto Alegre (RS). Foi médico ginecologista da Caixa de Aposentadoria e Pensões da Viação Férrea do RS, em Porto Alegre. Foi Docente da Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Publicou: “Mercúrio Chromo no “Pleuris Purulento”, tese de doutoramento, P. Alegre, 1926. “Meteorologia no Domínio da Obstetrícia”. “Algumas considerações sobre a cesariana segmentar”, In: Arquivos Rio-Grandenses de Medicina, Porto Alegre, v.20, n.12, dez. 1941; “Histero salpingografia em clínica obstétrica”. Casou-se com Henriqueta Marsiaj, com quem teve os filhos: Lia, Maria Henriqueta e Odone José Atílio.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 532.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política