MENEZES, Homero Lima

Natural de São Gabriel (RS), 10 de agosto de 1911 - Porto Alegre, 12 de novembro de 1985. Filho de Raul Figueiredo Menezes e de Teodorica Lima Bandeira Menezes fez os estudos primários na sua cidade natal, no colégio particular Profª Brandina Mello, e os secundários no Ginásio Santa Maria da cidade do mesmo nome. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Porto Alegre, em 1937, recebendo a Medalha de Menção Honrosa em Cirurgia como o melhor aluno da classe. Especializou-se em Cirurgia e Clínica Médica. Fez viagens de estudos a Montevideo e Buenos Aires. Em Porto Alegre, frequentou o curso de Cirurgia do Dr. Bruno Marsiaj; de Pediatria com o prof. Florêncio Ygartua e de Obstetrícia com o Dr. Ennio Marsiaj. Foi ainda interno de Assistência Pública de Porto Alegre de 1936 a 1937. Ao retornar de Buenos Aires fixou residência em São Gabriel, desempenhou nos anos 1940 as funções de Médico-Chefe do Posto de Higiene. Também trabalhou em Caçapava do Sul (RS) no hospital de Nair Figueiredo. Durante a Segunda Guerra Mundial foi convocado trabalhando como Capitão Médico em Uruguaiana(RS) e Santa Maria (RS). Após a Guerra foi trabalhar em Ibarama(RS) e logo a seguir em Sobradinho (RS) e Tamanduá (RS), construindo um hospital em cada uma dessas duas localidades, sendo que o de Sobradinho leva seu nome. O atual Hospital Dr. Homero teve sua primeira ala inaugurada em 1947. Na década de 60 foi iniciado na maçonaria, em Santa Cruz do Sul (RS), época em que participou dos Clubes de Serviços de Sobradinho, onde dirigiu o Posto de Saúde do Governo do Estado. De 1969 a 1973 foi eleito Prefeito da cidade de Sobradinho pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Casou com Diva Cauduro Pilla com quem teve uma filha chamada Augusta. Mais tarde teria um segundo casamento com Hilda Azambuja com a qual teria um casal de filhos: Homero Lima Menezes Filho e Lorena Menezes Assmann, e já viúvo de Hilda, casou-se com Nedi Mara do Rosário, com quem teve Homero Lima Menezes Júnior.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943.

http://www.hospitaldrhomero.com.br/o-hospital/historia.html

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política