MEYER, Rivadávia Mendes Corrêa

Natural de Alegrete (RS), em 1926 - 22 de agosto de 2018, em Porto Alegre (RS). Filho de Ivo Corrêa Meyer (médico) e Aracy Mendes. Formou-se em Medicina na atual UFRGS em 1952, instituição pela qual tornou-se Doutor em Medicina e Professor Livre Docente em Oftalmologia. Também atuou na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e na PUC-RS. Foi o único médico a ser Professor Titular de Oftalmologia das três faculdades de medicina de Porto Alegre (UFRGS, UFCSPA e PUC-RS). Fundou o Instituto de Oftalmologia Prof. Ivo Corrêa-Meyer em 1972, onde criou o Curso de Especialização em Oftalmologia, do qual foi o principal coordenador e consultor. Pioneiro da cirurgia vítreorretiniana no RS, introduziu as introflexão esclerais e a vitrectomia posterior via pars plana no RS e foi um dos introdutores da angiografia fluoresceínica e da fotocoagulação no Brasil. Publicou, em conjunto com o grupo do Prof. Hilton Rocha, o primeiro livro de angiografia fluoresceínica em língua portuguesa (Anais 1975 Congresso Brasileiro de Oftalmologia, Salvador, Bahia) e foi um dos pioneiros da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, relator de Tema Oficial de Congressos Brasileiros de Oftalmologia e Presidente do Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira realizado em 1986.

https://www.facebook.com/conselho.oftalmologia/posts/nota-de-falecimentoa-diretoria-do-conselho-brasileiro-de-oftalmologia-lamenta-in/2188947304695063/

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política