MILANO, José Carlos Fonseca

Natural de Santa Maria (RS), faleceu no dia 21 de setembro de 1995. Formou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1933. Atuou em Erechim (RS), cidade na qual exerceu o cargo de prefeito no período de 19 de agosto de 1936 a 22 de janeiro de 1938, pelo Partido Republicano Liberal. Durante seu mandato como prefeito acompanhou a fundação do Hospital de Caridade José Bonifácio, conseguindo a doação de terra do poder público à sociedade responsável pela criação da instituição; criou uma taxa hospitalar, que deveria ser, juntamente como qualquer outro tributo municipal, destinada à construção do prédio do hospital. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia entre 1956 e 1958. Foi Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período de 18 de maio de 1964 a 17 de maio de 1968. Durante sua gestão foi formada a Comissão encarregada de organizar o funcionamento do Centro de Processamento de Dados da instituição e em 1967 é instalado o seu primeiro computador.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 537.

http://www.ufrgs.br/consun/relacao-de-reitores

https://sbanatomia.org.br/historia/ http://www.ufrgs.br/tri/cpd/quem-somos/historia/historia-do-cpd

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política