MIRANDA E SILVA, Cyro

Natural de Santa Maria (RS), nasceu em 25 de agosto de 1908 - 2 de julho de 1987, em Santa Maria (RS). Filho de Raul de Miranda e Silva e Alzira de Miranda e Silva.Iniciou seus estudos primários no Colégio Elementar de Santa Maria, e os secundários no Ginásio Rosário de Porto Alegre, onde concluiu os preparatórios. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Porto Alegre em 1931, vindo a especializar-se em otorrinolaringologia. Realizou viagens de estudos ao Rio de Janeiro, onde foi interno do Serviço de Olhos-ouvidos-Nariz e Garganta da Fundação Gafrée-Guinle e da Policlínica de Botafogo, sob a direção do Dr. Raul David Sanson. Desempenhou as funções de interno do serviço de otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e ocupou o cargo de médico-chefe do Posto de Higiene de José Bonifácio, atual cidade de Erechim (RS), até 1957, quando foi transferido para Porto Alegre (RS) como Diretor do Departamento da Criança, da Secretaria da Saúde do Estado, durante o Governo de Leonel Brizola. Foi professor de Puericultura na Escola Normal de 1º de Maio, em Porto Alegre (RS), tendo sido Diretor da mesma. Casou-se com Ignácia Melo Miranda, tendo do matrimônio os filhos Carlos Ariel, Flávio Rubens, Paulo Sérgio e Eunice. Em Porto Alegre há uma rua em sua homenagem.

 

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 538

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 93-94.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política