Concurso Cultural 2023: "Histórias Médicas contadas por Médicos - Relatos da Pandemia de COVID-19"

Nos últimos anos, a humanidade foi novamente desafiada com a ocorrência da terrível pandemia pela COVID 19. A semelhança das pestes que assolaram a humanidade ao longo da história, as reações observadas durante esta última pandemia não foram diferentes. Negação, descrédito na ciência, tratamento mirabolantes e totalmente empíricos e a busca de culpados pela peste foram novamente observados. É de se destacar, contudo, que o papel da ciência rapidamente se impôs em meio às milhares de mortes, levando a produção de vacinas eficazes em tempo recorde.Com a vacinação em massa da população, a pandemia aos poucos vem sendo controlada.

Neste universo de pandemia pela COVID 19, um rico material de experiências vividas pela comunidade médica de nosso Estado pode ser coletado. Médicos e a equipe de saúde foram expostos às fragilidades do sistema de saúde, ao mesmo tempo revelando as desigualdades sociais e diferenças de acesso a este sistema, mas ao mesmo tempo, trazendo à consciência da população brasileira a importância fundamental de termos no país um Sistema Único de Saúde, universal, o qual possui uma capacidade rara de oferecer vacinação em massa aos brasileiros de quaisquer rincões do país.

Neste sentido, a Associação dos Amigos do Museu de História da Medicina Rio Grande do Sul (AAMUHM), juntamente com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), têm o desejo de estimular a prática e a criação literária, como forma de registro desta experiência humana tão trágica e rica, vivida pela comunidade médica gaúcha. Sendo assim, temos a honra de lançar a segunda edição do Concurso Cultural de Contos e Crônicas “ Histórias Médicas: relatos de experiências da COVID 19”. O presente edital de 2023 tem como tema as experiências vividas pelos médicos durante a pandemia.

Cronograma Preliminar
Inscrições 31/03/2023 até 31/05/2023
*inscrições prorrogadas até 15/06/2023
Divulgação dos resultados Até 31/07/2023

Ver Edital

Formulário de Inscrição

Dúvidas e informações, entrar em contato: (51) 3029.2900 ou por e-mail: concurso.cultural@aamuhm.org.br

* Obrigatório

INFORMAÇÕES PARA AUTORIZAÇÃO E PUBLICAÇÃO DA OBRA

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política