AMBULATÓRIO DE DERMATOLOGIA SANITÁRIA

Inicialmente chamado de Serviço de Saúde de Fronteiras, o atual Ambulatório de Dermatologia Sanitária iniciou suas atividades na década de 1920, tendo como objetivo o atendimento de pessoas com doenças sexualmente transmissíveis. Acredita-se que tenha sido instalado junto ao dispensário Eduardo Rabelo, pela Inspetoria de Profilaxia da Lepra e doenças venéreas do Departamento Nacional de Saúde Pública. Ao longo de sua história foi ampliando as suas finalidades, passando a prestar atendimento aos portadores de Hanseníase. Em 1954, com o fim da internação compulsória dos hansenianos, o Ambulatório passou a ser o principal local de atendimento destes pacientes. Somente na década de 1970 é que se voltou ao atendimento da Dermatologia Clínica e, em 1975, instalou o programa de Residência em dermatologia, que foi interrompido em 1985 e retomado em 1997. Ainda hoje o espaço é referência no atendimento de pacientes HIV/AIDS, DSTs, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Enfermagem, Laboratório, Dermatologia ente outros.

SERRES, Juliane C. Primon. Ambulatório de Dermatologia Sanitária. In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.41-42. https://saude.rs.gov.br/ambulatorios-administrados-pelo-estado. Acessado em 29 jun.2021

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política