HOSPITAL BANCO DE OLHOS DE PORTO ALEGRE

Na década de 1950, Lydia Giannomi Moschetti, dedicada na realização de obras sociais, decidiu ajudar pessoas com deficiência visual. Ela passou a idealizar a criação de uma entidade capaz de realizar transplantes de córneas, o que ainda não existia no Brasil. Lydia enviou para os EUA dois médicos brasileiros, para fazerem especialização em transplantes de córneas. Enquanto os médicos se especializaram, ela ficou em Porto Alegre (RS), procurando um local para abrigar o hospital. Este foi instalado em uma casa no Bairro Moinhos de Vento. Conhecido como “Banquinho”, o Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre foi oficialmente inaugurado em 22 de março de 1956, é criado para realizar transplante de córneas, mas acabou, no ano de sua inauguração, passando a prestar também atendimento oftalmológico. Então, Lydia, passou a procurar uma congregação que pudesse assumi-lo e administrá-lo. Em 1960 a Instituição foi entregue à Congregação das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus. Em 1970, com o crescimento da procura pelos serviços prestados no Hospital, inaugura-se um novo prédio, na Vila Ipiranga, na data do aniversário da fundadora, em 14 de setembro. Em 2001 reforma suas instalações para melhorar o atendimento. O Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre (HBO) é o maior estabelecimento de saúde dedicado exclusivamente à Oftalmologia do sul do país e, atualmente, o maior prestador de serviços para o sistema Único de Saúde nesse segmento. Conta com uma estrutura hospitalar e ambulatorial completa e bem implantada, que permite atuação em todas as dimensões da assistência como urgências e emergências, consultas eletivas, exames complementares, cirurgias, internação e reabilitação visual. Ainda as Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, Congregação religiosa conduz a Instituição. Atualmente, além dos serviços de atendimento hospitalar, mas também de ensino e pesquisa. Em 2006 a Assembléia Legislativa do Estado e a Câmara de Vereadores de Porto Alegre deram ao hospital o Certificado de Honra ao Mérito e escolheram o dia 22 de março, data de aniversário do hospital, para instituir o Dia da Conscientização da Doação de Córneas.

https://www.hbo.org.br/index.php#institucional

ALVES, Gabrielle Werenicz. Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre. In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.85-88.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política