HOSPITAL DA BRIGADA MILITAR

No ano de 1897, o Estado do Rio Grande do Sul firmou um convênio com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e foram disponibilizadas duas enfermarias na Instituição, para atendimento dos policiais militares. Devido ao aumento da demanda houve necessidade de construir um espaço para atender o público da brigada. Em consequência, em janeiro de 1907, foi criada a Enfermaria Militar, também chamada de Enfermaria do Cristal, local afastado do perímetro urbano de Porto Alegre. Em 4 de agosto de 1911, a Enfermaria do Cristal foi transformada no Hospital da Brigada Militar, destinado ao atendimento exclusivo da corporação. Conforme contrato estabelecido, as Irmãs da Penitência e da Caridade da Ordem Terceira de São Francisco de Heythuizem, eram responsáveis pela administração interna do hospital até 1943, que contava com 182 leitos para atender os militares. Dispunha de Laboratório, Raio X, isolamento e atendia anualmente em média 1.800 pessoas. Posteriormente foi criado outro setor de atendimento no 1º Batalhão de Infantaria, que se transformou na Policlínica Praia de Belas. Em 1971 foram inauguradas as instalações atuais do Hospital, na Vila Assunção, na zona sul de Porto Alegre.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.76-80.Ibid., 1995, p.86

WEBER, Beatriz Teixeira; SILVA, Jaisson Oliveira da. Hospital da Brigada Militar. In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.33-34.

https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/historia

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política