HOSPITAL DIVINA PROVIDÊNCIA

Sua trajetória na saúde de Porto Alegre (RS) iniciou em 1960, com um apelo do então Arcebispo de Porto Alegre, Dom Vicente Scherer, às Irmãs da Congregação da Divina Providência, para que prestassem atendimento médico e espiritual aos moradores dos bairros Cascata e Glória. Para viabilizar seu projeto assistencial, Dom Vicente Scherer confiou às Irmãs uma área de 22 hectares, pertencente à Associação Beneficente Fraterno Auxílio. Após dois anos de estudos de viabilidade técnica, iniciou-se então a construção em meados de 1962. As irmãs negociaram financiamento com o governo do Estado. A Sociedade Sulina Divina Providência — entidade mantenedora — contribuiu com a comunidade e os recursos vieram da Alemanha e da Holanda.O auxílio financeiro veio da Holanda e da Alemanha. O Hospital Divina Providência foi inaugurado no dia 31 de maio de 1969. No início, o Hospital operava com apenas 52 funcionários, sob direção técnica de Emílio Jeckel. Hoje são mais de 1300 colaboradores. As Irmãs se envolviam em todas as atividades — contabilidade, enfermagem, cozinha, lavanderia etc. — como acontece até hoje, em menor proporção. A instituição financia atividades das Irmãs nas áreas de Educação, na Pastoral (paroquial,urbana e periférica) e na Saúde curativa e preventiva. Além do Divina Providência, a Sociedade Sulina mantém ainda os hospitais São José, Santa Isabel e Independência, esse com atendimento 100% SUS. A Congregação das Irmãs da Divina Providência, as primeiras visionárias vieram para o Brasil em 1895. A Congregação, fundada na cidade alemã de Münster, em 1842, chegou ao RS em 1918, após realizar diversas missões humanitárias em outros estados brasileiros. Em Porto Alegre (RS) as Irmãs Divina Providência administravam o Hospital Beneficência Portuguesa de Porto Alegre desde 1923, atuando também no extinto Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Estivadores e Transportes de Cargas (IAPTEC), hoje Hospital Presidente Vargas. No bairro Glória, em Porto Alegre (RS), as Irmãs cuidavam da Casa Araceli — um residencial geriátrico para padres e moradores da região — onde hoje fica o prédio administrativo do Hospital Divina Providência.

http://divinaprovidencia.org.br/divina/o-divina/historia/#:~:text=O%20Hospital%20Divina%20Provid%C3%AAncia%20foi,dos%20bairros%20Cascata%20e%20Gl%C3%B3ria.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política