HOSPITAL DOM VICENTE SCHERER

Teve sua pedra fundamental lançada em 1999 e foi inaugurado em 20 de dezembro de 2001, construído com 75% de doações de grandes empresas e 25% de recursos do governo federal. Essa instituição é o prédio mais novo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e contém, além de um Centro Clínico, o primeiro Centro de Transplantes de todos os tipos de órgãos e tecidos da América Latina. Em 2003, foram incorporados ao Hospital novos serviços: o Centro Integrado de Emergências Médicas - CIEM, composto pelo Plantão Médico Dom Vicente Scherer, urgências e emergências para adultos,e pelo Plantão Médico Santo Antônio, direcionado à assistência pediátrica. Conta ainda com Laboratório de Imunologia de Transplantes, Laboratório de Microbiologia, Laboratório de Biologia Molecular e atendimento médico de emergência adulto que presta atendimento a pacientes particulares e de convênios. Atuam neste hospital equipes transplantadoras com larga experiência e referência em transplantes, com ótimos resultados, que realizam transplantes de órgãos sólidos como pulmão, fígado, rim, rim/pâncreas conjugados e fígado/rim conjugados, além de realizar transplantes de medula óssea. Os leitos de transplante de medula óssea são localizados em área exclusiva, com filtro HEPA, que impede a entrada de bactérias e fungos, prevenindo infecções.

https://www.chcsantacasa.org.br/chc-santa-casa/historia/ https://www.santacasa.org.br/hospitais/hospital-dom-vicente-scherer

BARROSO, Véra Lúcia Maciel. Trajetórias biografadas: memórias de transplandos transplantadores na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/RS. In, 8 Encontro Sudeste de História Oral, 2015. Disponível em:

WEBER, Beatriz Teixeira. Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre. In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.22.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política