HOSPITAL ERNESTO DORNELLES

No dia 19 de novembro de 1928, um grupo de 88 servidores públicos, preocupados com a saúde da categoria e de seus familiares, fundou a Associação dos Funcionários Públicos do Estado do Rio Grande do Sul - entidade civil de direito privado, com o objetivo de prestar serviços voltados à prevenção de doenças e à promoção da qualidade de vida. Crescendo rapidamente, a Associação abraçou um desafio ainda no ano de 1943, construir seu próprio hospital, para atender as necessidades dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul. Assim, em 1946, com o auxílio dos Governos Federal e Estadual, iniciou-se a construção do hospital que levaria o nome de Ernesto Dornelles, em homenagem ao então Governador do Estado do RS de 1951-1955. O terreno de 11.726 m² foi doado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre com demarcação nas Avenidas João Pessoa, Ipiranga e pela rua da Azenha e Professor Freitas e Castro. No dia 30 de junho de 1962, foi inaugurado o Hospital Ernesto Dornelles, patrimônio do funcionalismo público. Neste período contava com Unidades de Internação totalizando 115 acomodações. Neste mesmo ano, também foram iniciados os trabalhos para a organização da Residência Médica – pioneira entre os hospitais do Rio Grande do Sul. Em 1961 implantou o programa de Residência Médica. O Hospital Ernesto Dornelles é o primeiro Hospital do Brasil a criar uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, em 1963. Em 1964 foi inaugurado a Unidade de Tratamento Intensivo Adulto e Pediátrico, primeiro serviço organizado no gênero no Estado e um dos poucos do país. Em 1976 foi autorizado o funcionamento da Escola de Auxiliares de Enfermagem do Hospital Ernesto Dornelles. Em 1996 foi inaugurado o Complexo do Centro de Tratamento Intensivo e Unidade de Cuidados Intermediários, com características modernas de atendimento, sendo uma das mais completas e equipadas do Brasil. Em 2001 ocorreu a inauguração da nova maternidade e em 2006 inauguração do novo Centro Cirúrgico, com capacidade de realizar 1,5 mil cirurgias por mês, contando com 12 novas salas modernas e informatizadas, 38 leitos de recuperação pós anestésica, além de salas especiais para entrevistas e preparo de pacientes ambulatoriais. Em 2013 a nova Emergência do HED possui uma área de 1.850,53 m², com 14 leitos de observação e 4 leitos de ressuscitação. Com atendimento 24h, oferece os serviços: Pronto Atendimento Clínico, Emergência Traumatológica e Emergência Cirúrgica.

KORNDORFER. Ana Paula. Hospital Ernesto Dornelles. In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.66-67.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política