HOSPITAL FÊMINA

A empresa Hospital Fêmina S/A nasceu em 1954 de um consórcio entre o engenheiro Paulo Ricardo Levacov e um grupo de médicos ginecologistas e obstetras, interessados em erguer um prédio voltado para a mulher. Para um projeto diferenciado e modernista, o grupo contratou o então recém-formado arquiteto Irineu Breitman, que contou com a consultoria de Jarbas Bela Karman. O projeto, de 1955, levou dezoito anos para ser construído por conta das dificuldades financeiras, entrando em funcionamento apenas em março de 1968, sem estar completo e sem inauguração. A conclusão ocorreu somente em 1973, após a entrada do farmacêutico Jahyr Boeira de Almeida no quadro societário. Desde a sua desapropriação realizada por Ernesto Geisel, em 20 de fevereiro de 1975, o hospital faz parte do Grupo Hospitalar Conceição, juntamente como os Hospitais Criança Conceição, Conceição e Cristo Redentor, que sob intervenção federal formaram um grupo com gerenciamento centralizado, subordinado inicialmente a Presidência da República e, a partir de 1990 ao Ministério da Saúde.Em 2003 o grupo passou a ser 100% SUS.O Hospital Fêmina é o único hospital exclusivamente feminino situado em Porto Alegre (RS), na Rua Mostardeiro, n° 17, no bairro Rio Branco, na área central da cidade. É um dos quatro hospitais administrados pelo Grupo Hospitalar Conceição. Um dos maiores Hospitais do sul do Brasil dedicados exclusivamente à Ginecologia e Obstetrícia, contando com uma estrutura física de dez andares e 166 leitos de internação. O bloco cirúrgico é quase totalmente dedicado à cirurgia ginecológica. A Instituição conta com atendimentos em Mastologia, Uroginecologia, Oncoginecologia, Endoscopia Ginecológica, Reprodução Humana, Medicina Fetal, Gestação de Alto Risco e Neonatologia. Possui 30 leitos de UTI neonatal nível III e outros dez intermediários. O Banco de Leite Humano da instituição é referência para profissionais de saúde do Cone Sul em treinamento de pessoal e troca de informações técnico-científicas. A unidade faz a captação e a pasteurização do leite materno a ser consumido por bebês do próprio hospital cujas mães não podem amamentar.

https://www.ghc.com.br/noticia.aberta.asp?idRegistro=9465

ALVES, Gabrielle Werenicz; SILVA, Jaisson Oliveira da. Grupo Hospitalar Conceição In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.83-84.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política