HOSPITAL GERAL DE PORTO ALEGRE

O Hospital Geral de Porto Alegre foi fundado em 1º julho de 1890, sendo o primeiro núcleo de atendimento médico-militar da cidade e tendo como seu primeiro presidente o Cap. Médico Raimundo Caetano da Cunha. Na sua primeira década o Hospital funcionou na sede da extinta Enfermaria do 30º BI, localizada na praça Dom Feliciano, junto à Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Em 1903 o Exército adquiriu a Casa de Saúde Bela Vista, construída em 1849, no Bairro Moinhos de Vento. Em 6 de abril de 1906, após a realização das adequações, o prédio passou a servir às Forças da Guarnição de Porto Alegre e no dia 24 os pacientes começaram a ser transferidos e o Hospital foi inaugurado em 3 de maio de 1906, atendendo a guarnição até 1938. Em 11 de junho de 1938 foi lançada a pedra fundamental do novo Hospital Militar Divisionário e no dia 2 de julho de 1945 foi inaugurado o Hospital Militar, com a presença do então presidente Getúlio Vargas.

SILVA, Jaisson Oliveira da; WEBER, Beatriz Teixeira. Hospital Geral de Porto Alegre. In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.31-32.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política