HOSPITAL MÃE DE DEUS (HMD)

Em 1963 o padre Luiz Gonzaga Jaeger SJ e a Irmã Maria Jacomina Veronese, então secretária provincial, uniram-se no propósito de construir em Porto Alegre um novo hospital. Funcionou, inicialmente, como ambulatório, com a ajuda de quatro médicos voluntários e uma irmã enfermeira. A Irmã Maria Jacomina Veronese, em nome da Congregação das Irmãs de São Carlos Borromeo, foi incumbida com a tarefa de arrecadar fundos para a construção de um hospital na rua José de Alencar, em Porto Alegre. O Hospital Mãe de Deus (HMD) foi inaugurado em 1979, com serviço de internação com 40 leitos. É uma das obras da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas, mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC). A missão do HMD é "promover a vida, através da assistência física, espiritual e social, fundamentada nos valores congregacionais, no conhecimento e no modelo de gestão auto-sustentável". Em 1984, o hospital possuía a imagem associada à geriatria e operava com uma ocupação de 50% da sua capacidade. A Unidade Materno Infantil foi instalada, em janeiro de 1982 e os seguintes setores: laboratório Bioclínico, Centro de Tratamento Intensivo-CTI (1983), Unidade de dependência química (1984). Com o falecimento da Irmã Maria Jacomina naquele ano, o hospital passou a ser administrado pela Irmã Jacira Onzi e pelo Dr. Cláudio Seferin. Os primeiros passos desta nova gestão foram dados em direção ao fortalecimento da área de cirurgia cardiovascular e à aquisição de novas tecnologias e equipamentos. Em 1986 instalou-se a Unidade Básica de Saúde comunitária na Vila Gaúcha, UTI Neonatal e Setor de Tomografia (1990), Centro Cirúrgico (1994). Em 1989, os leitos do hospital tornaram-se insuficientes para atender à demanda e, em 1992, houve a inauguração de nova emergência. Com área maior e mais moderna, o HMD firmou-se como referência de qualidade e de alta tecnologia para pacientes graves e reforçou seu novo modelo assistencial: desenvolver serviços diferenciados e igualmente qualificados, tanto para a complexibilidade (casos graves e de grande exigência tecnológica), quanto para a resolubilidade (atendimentos rápidos e simplificados, utilizando soluções extra-hospitalares). Entre 1992 e 2002, o HMD cresceu 147% em área física. Vinte e três anos após a inauguração, conta com uma área construída de mais de 41.700 m2, 200 leitos, cerca de 1.400 funcionários, 3.500 médicos credenciados e realiza mais de 2.000 cirurgias por mês. No ano de 2017 recebeu a Certificação Planetree, como 2º Hospital da América Latina e 1º Região Sul com base nos princípios de atendimento centralizado não paciente.

https://www.maededeus.com.br/sobre-nos/ Acesso em: 22 mar. 2021.

https://www.scielo.br/j/rac/a/6SMFtk7q7VvvBvCLbPV8vjM/?lang=pt Acesso em: 07 jun.2021.

https://setorsaude.com.br/hospital-mae-de-deus-celebra-40-anos-com-redefinicao-de-posicionamento/ Acesso em: 07 jun. 2021.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política