HOSPITAL MATERNO INFANTIL PRESIDENTE VARGAS – HMIPV

Em 1947, uma equipe de médicos liderados pelo Dr. Antonio Saint-Pastous criou uma sociedade para montar um ambulatório num casarão da Avenida Independência, para a prestação de consultas particulares. O sucesso da sociedade resultou na construção do Hospital Médico, atualmente conhecido como Bloco A do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Na década de 1950 foi vendido ao Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas (IAPETC), sendo transformado em Hospital Geral em 1953. Dez anos mais tarde, quando foram unificados os Institutos de Aposentadorias e Pensões, nascia o INPS, que passou então a gerenciar o Hospital. Nesta época a demanda na área materno-infantil, representava 70% do contingente segurado da Previdência Social, levando o INPS a elaborar alternativas para resolver este problema. É neste contexto que em 02 de janeiro de 1978 ocorre a transformação de Hospital Geral em Hospital Materno-Infantil. No início dos anos 1980, o HMIPV tornou-se referência regional no atendimento a gestantes de alto risco, desfrutando de posição privilegiada no ranking dos hospitais administrados pelo Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (INAMPS). Em 1991, cedido ao Ministério da Educação e Cultura, o hospital passou a ser administrado pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, atual Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), até 1995. No segundo semestre daquele ano, foi assinado convênio de co-gestão entre o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde e o HMIPV. Em 1998, iniciaram-se as discussões em defesa da municipalização e da manutenção do caráter público do HMIPV, contando com a mobilização política e sindical de representações na área da saúde. Em março de 2000, foi designada uma comissão técnica para subsidiar a discussão sobre o tema. Em 24 de agosto de 2000, o HMIPV passou para a gestão municipal, através de termo de cessão de uso firmado entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Porto Alegre. Neste mesmo ano, recebeu o título de Hospital Amigo da Criança, mantido até hoje. Atualmente, o hospital é administrado pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, oferecendo 100% do atendimento pelo SUS.

KORNDORFER, Ana Paula; SILVA, Jaisson Oliveira da. Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.68-70.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política