HOSPITAL MOINHOS DE VENTO (HMV)

Em 1912 foi aprovado na assembleia da Verband (Sociedade alemã) o início da arrecadação de fundos para a construção de um Hospital. Jornais em língua estrangeira e periódicos que circulavam na comunidade alemã de Porto Alegre (RS) ajudaram a promover a arrecadação para compra do terreno. Em 1914, quando foi lançada a pedra fundamental do então Hospital Alemão, pelo Dr José Steidle, com a participação da comunidade germânica de Porto Alegre, além de autoridades brasileiras, membros consulares, religiosos, representantes de escolas, da imprensa e das associações teutas. Com o início da Primeira Guerra Mundial, as obras para a edificação do Hospital Alemão tiveram que ser paralisadas, pois boa parte dos materiais utilizados era trazida diretamente da Alemanha. Com o fim da guerra, foi necessária uma nova campanha de arrecadação para retomada das obras, sob supervisão do recém-chegado mestre de obras, o arquiteto alemão Adolf Müller, especialista em construções de hospitais. Em 2 de outubro de 1927, ocorreu a inauguração. Nesse ano, foi aberto o curso de Enfermagem do Deutsches Krankenhaus (Hospital Alemão). As turmas eram compostas por oito a dez jovens, que recebiam lições de Enfermagem Geral, Médico-Cirúrgica, Anatomia e Fisiologia, e, nos primeiros anos, como aulas ministradas em alemão para alunas oriundas, em geral, de colônias teuto-brasileiras e em 1958 com o Decreto Federal n ° 45.113, o curso da Escola de Enfermagem do Hospital Moinhos de Vento foi oficialmente reconhecido. Durante o período do Estado Novo, com a política de nacionalização promovida por Getúlio Vargas, e que também ocorreu a Segunda Guerra Mundial, os dirigentes do Hospital decidiram modificar seus quadros, sua denominação e os estatutos vigentes desde 1929. A partir de 1942, o Hospital passou a ser “Hospital Moinhos de Vento”, mesma denominação do bairro em que está localizado. Destaca-se como uma das seis instituições habilitadas como Hospital de Excelência pelo Ministério da Saúde (MS). Foi o primeiro hospital do sul do país acreditado pela Joint Commission International, e é filiado à Johns Hopkins Medicine International. O Instituto de Educação e Pesquisa do HMV (IEP-HMV) foi inaugurado em dezembro de 2003 e desenvolve projetos de pesquisa clínica com foco principal em avaliação de tecnologias em saúde. Possui cursos de Pós-Graduação Lato sensu e programa de residência médica.

TORRESINI, Elizabeth W. Rochadel. Hospital Moinhos de Vento: 75 anos de compromisso com a vida. Porto Alegre: Hospital Moinhos de Vento, 2002.

SERRES, Juliane C. Primon. Hospital Moinhos de Vento. In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.38-40.

http://www.rebrats.saude.gov.br/2-uncategorised/99-hospital-moinhos-de-vento-hmv

https://www.hospitalmoinhos.org.br/institucional/o-hospital/nossa-historia

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política