HOSPITAL PARQUE BELÉM

Iniciou sua trajetória na saúde do Rio Grande do Sul chamando-se Sanatório Belém. A pedra fundamental foi lançada em 3 de maio de 1934, nas proximidades do bairro Belém Velho, distante poucos quilômetros de Porto Alegre, a duzentos metros acima do nível do mar, em um terreno de 172 hectares, arborizado. A escolha deste local foi aprovada pelo, então, Diretor de Higiene, Dr. Fábio de Barros, que também fazia parte da comissão para encontrar um espaço ideal para instalação do Sanatório. A solenidade de lançamento da pedra fundamental foi um acontecimento para a cidade de Porto Alegre. A obra, considerada humanitária para o período e, solução para o problema da Tuberculose no Estado, que atingia a todas as classes sociais. A iniciativa contou com o apoio da sociedade de Porto Alegre, e contou com a presença do Chefe do Governo Provisório da República, Getúlio Vargas; General Flores da Cunha acompanhado do Coronel Canabarro Cunha e Major Guasque de Mesquita, do Arcebispo D. João Becker, Major Alberto Bins, então Prefeito de Porto Alegre; Dr. Sarmento Leite, Diretor da Faculdade de Medicina; Dr. Fábio de Barros, Diretor da Diretoria de Higiene; Dr. Pereira Neto, Superintendente dos serviços técnicos da Prefeitura; Dr. João Lisboa de Azevedo e Dr. Florêncio Ygartua, representando o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul; Dr. Gabino Fonseca, Dr. Helmuth Weinmann, Dr. Décio Martins Costa, representando a Sociedade de Medicina; Major Salatiel de Barros, Diretor do Banco Nacional do Comércio; Dr. Mario Totta, Diretor da Maternidade da Santa Casa; Sr. Almiro Franco e Sr. Francisco José do Canto, representando a mesa administrativa da Santa Casa; Dr. João Rache Vitello, Dr. Mario de Freitas Chaves, representando o Sindicato Odontológico; Dr. Emilio Kemp, Diretor da Escola Normal; Padre Henrique Bock, Diretor do Ginásio Anchieta, e outras autoridades e alunos de várias escolas e representantes de outras entidades religiosas. A solenidade teve início com a benção da pedra fundamental pelo Arcebispo D. João Becker, num altar armado no local. 

Foi aberto em 3 de maio de 1940, com a inauguração dos três primeiros pavilhões, finalizando a primeira fase das obras. Sua inauguração oficial ocorreu em 12 de outubro de 1943, com a presença de Getúlio Vargas, então Presidente. Durante muitos anos, esteve ligado à Campanha Nacional Contra a Tuberculose, quando tornou-se referência no sul do país. A partir de 1975, com a quase erradicação da tuberculose, o Hospital Parque Belém tornou-se Hospital Geral.

 

SERRES, Juliane C. Primon. Hospital Parque Belém. In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.53-55. 

Exposição do Museu de História da Medicina do RS “Assistir, Educar e Vigiar: a tuberculose em Porto Alegre. https://www.youtube.com/watch?v=K-XJVoUHgcs&list=PL5bOanYFu_HjXv_IlIM1nJFj4SbD9UKwV&index=8 Acessado em 29 jun.2021

 https://web.archive.org/web/20160313064110/http://www.hospitalparquebelem.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=36&Itemid=63

 

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política