HOSPITAL SANATÓRIO PARTENON

Localizado na antiga Estrada do Mato Grosso, atual Avenida Bento Gonçalves, em Porto Alegre (RS), o hospital de Isolamento no Arraial São José foi construído num terreno adquirido pelo Governo do Estado, em 1908, com a função de isolar pacientes acometidos por doenças contagiosas e pobres que viviam nas ruas, pela cidade. Contava com seis pavilhões, sendo um pavilhão de alvenaria, que fora construído entre 1908 e 1909, e cinco pavilhões em madeira, com enfermarias específicas para homens e mulheres. Este espaço de tratamento foi sendo utilizado pelo Estado para incorporar progressivamente novos serviços de saúde. Na década de 1920, o Hospital de Isolamento São José foi utilizado para receber os pacientes acometidos com Hanseníase, atendendo esses doentes até a construção do Leprosário Itapuã. Depois disso, passou a receber e tratar tuberculosos, fortalecendo o caráter de segregação do local. Mesmo com a construção do Hospital Sanatório Belém, espaço específico para o tratamento da Tuberculose, o local foi utilizado para a internação desses doentes até 1960, sendo então transformado em Unidade de Internação Dermatológica. O local onde localizava-se o Hospital de isolamento abriga atualmente o Hospital Sanatório Partenon, especializado em atender portadores de HIV/AIDS. Porém, como há uma estreita relação entre o HIV e a Tuberculose, ela ainda está presente na história do local até hoje. Inaugurado em 27 de janeiro de 1951, o Hospital Sanatório Partenon, foi o primeiro hospital público do Rio Grande do Sul destinado ao atendimento de tuberculosos. Foi construído dentro da proposta da antiga Campanha Nacional Contra a Tuberculose - CNTC, cujo objetivo principal era o isolamento dos doentes em hospitais (sanatórios), mantidos longe do convívio social e familiar, visando com isso diminuir a disseminação da doença.

Exposição do Museu de História da Medicina do RS “Assistir, Educar e Vigiar: a tuberculose em Porto Alegre. https://www.youtube.com/watch?v=C4Umlgfvcwc&list=PL5bOanYFu_HjXv_IlIM1nJFj4SbD9UKwV&index=7

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política