HOSPITAL SANTA CLARA

Localizado na Rua Professor Annes Dias, 135, é o maior e mais antigo hospital do complexo Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, e faz parte do complexo conhecido Policlínica Santa Clara, juntamente com os pavilhões Centenário, Daltro Filho, Cristo Redentor e São Lucas. As primeiras enfermarias foram inauguradas em 1826. O Governador da capitania, em 1802, Brigadeiro Francisco João Rocio teria sido o responsável pelo início da construção do prédio. Com seu falecimento em 1805 as obras teriam demorado a se desenvolver. Só com Visconde de São Leopoldo José Feliciano Fernandes Pinheiro, provedor da Santa Casa em 1825, houve o envio do primeiro doente para o hospital em 1 de janeiro de 1826. o prédio dividia-se entre o módulo do Hospital e o prédio da Capela do Senhor dos Passos, que deve ter sido fundada em 1822. Marcado por salas amplas e grandes janelas, sem banheiros e com salas de desinfecção. A criação de enfermarias específicas para tuberculosos, portadores de doenças transmissíveis, entre outros, foram separados em 1899. em 1898 o Exército devolveu à irmandade um setor utilizado por eles para o Hospital Militar e após reformas e a instalação de água encanada e iluminação a gás. O edifício foi recebendo ampliações e, em 1905 possuía 21 enfermarias e 4 quartos do isolamento, com 180 leitos. Atualmente conta com 371 leitos (destes, 38 de UTI) e 22 salas de cirurgia. É um hospital geral e responde por 63% dos atendimentos do SUS da Instituição Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O Hospital Santa Clara (HSC) é um hospital geral de iniciativa privada destinado ao atendimento de pacientes nas mais variadas especialidades médicas. Atua principalmente em clínica médica, cirúrgica e na área materno-infantil, e abrange 28 especialidades, destacando-se a assistência clínica e cirúrgica em cardiologia, cirurgia geral e cardiovascular de alta complexidade. Uma de suas unidades mais importantes é a Maternidade Mário Totta, fundada em 16 de novembro de 1940, a mais antiga do Estado. Realiza atendimentos de emergência de adulto e obstétrica. A unidade possui o maior ambulatório da instituição, com 120 consultórios onde são oferecidos atendimentos ambulatoriais para pacientes particulares, de convênios e do SUS.

WEBER, Beatriz Teixeira. Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre. In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.18.

https://www.santacasa.org.br/hospitais/hospital-santa-clara

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política