CENTRO DE SAÚDE MODELO

Em outubro de 1938 a Secretaria das Obras Públicas, orientada pela Diretoria Geral do Departamento Estadual de Saúde, organizou um anteprojeto elaborado pelo engenheiro Ruy Onório Bacelar para a construção de um Centro de Saúde Modelo em Porto Alegre e primeiro Dispensário anti-tuberculose no RS. A pedra fundamental foi lançada em 24 de dezembro de 1940, e o projeto colocado em prática pelo engenheiro Cristiano de La Paix Gilbert, sendo a obra realizada pela empresa Azevedo Moura & Gertum. O Centro de Saúde Modelo foi inaugurado em 29 de dezembro de 1941, idealizado pelo Dr. José Bonifácio Costa, para ser um espaço planejado e adequado para atender a demanda sanitária, com o objetivo de oferecer atendimento médico, odontológico e procedimentos de enfermagem, além de outros serviços à população. O edifício projetado com dois pavimentos era o mais complexo postos do estado e possuía uma ala de controle de doenças transmissíveis e uma ala materno-infantil. Seus acessos foram construídos separadamente, salas separada por sexo e por nível de contaminação, de forma intencional, a fim de, suprimir o risco de contágio. Possuía serviço de raio-x, pelo processo de abreugrafia e planigrafia. Sala para otorrinolaringologia, laboratórios, cozinha dietética, salas para antropometria, farmácia, consultórios, salas para curativos, salas para injeções, setor de epidemiologia e bioestatística, recintos para funcionários, biblioteca e duas salas de aula, onde eram ministrados cursos do Departamento de Saúde do Estado e salas administrativas. O Centro de Saúde Modelo possuía biblioteca e duas salas de aula, onde eram ministrados cursos do Departamento de Saúde do Estado.

ALVES, Gabrielle Werenicz; SILVA, Jaisson Oliveira da. Centro de Saúde Modelo. In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.60-62.

Exposição do Museu de História da Medicina do RS “Assistir, Educar e Vigiar: a tuberculose em Porto Alegre. https://www.youtube.com/watch?v=K-XJVoUHgcs&list=PL5bOanYFu_HjXv_IlIM1nJFj4SbD9UKwV&index=8 Acessado em 29 jun.2021

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política