HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUC

Com a criação da Faculdade de Medicina da PUC, em 1970, surgiu a necessidade de construir um hospital-escola, campo de estágios para a graduação e pós-graduação. Em junho de 1970, uma reunião do corpo docente da Faculdade e do Instituto de Biociências, marcou os primeiros passos do estabelecimento de diretrizes para o futuro hospital. No ano de 1971, foi contratado o Engenheiro Vitor Fuhrmeister e o Arquiteto Alfredo José Chagas Porto Alegre para o estudo do programa de necessidades e da composição do plano diretor do hospital. A equipe foi assessorada pelo Dr. Clóvis Francesconi, médico consultor na área de planejamento e administração hospitalar. Em 1972, o Arquiteto Alfredo José, desenvolveu o projeto de arquitetura em colaboração com o irmão Valério Félix, encarregado das construções da mantenedora. Em 1973, pela Portaria nº 87, o Reitor instituiu a Comissão de Planejamento e execução do Hospital, Drs. João Satt, Pedro Marques Pereira, José João Menezes Martins, Henrique Sarmento Barata, Jorge Pereira Lima, e, Irmão Valério Félix, Irmã Neli, Engenheiro Vitor Fuhrmeister e o Arquiteto Alfredo José Chagas Porto Alegre. A comissão teve a valiosa colaboração do decano do Setor técnico científico, Prof. Irmão Norberto Francisco Rauch, Diretor do Instituto de Física. Durante o procedimento houve a participação dos estudantes de arquitetura: Henrique Rocha e Cícero Santini. Ainda em 1973 foram concluídos os ambulatórios, imediatamente disponibilizados para o ensino médico. No dia 29 de outubro de 1976 foi oficialmente inaugurado o Hospital Universitário da PUCRS. Construído numa área de 39.259 metros quadrados, o prédio do Hospital é distribuído em seis blocos horizontais e um vertical. A construção horizontal, com três pavimentos, facilita a circulação de pacientes, alunos, administração e manutenção, devido a uma área maior de contato externo. O bloco vertical, com nove pavimentos - quatro dos quais correspondem à área de internação - se interliga aos demais e concentra todos os serviços necessários ao desenvolvimento do exercício médico-hospitalar. Em 1982 ocorreu a alteração do nome fantasia do hospital para HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS. A denominação foi uma homenagem ao apóstolo e evangelista São Lucas, que foi médico, considerado o padroeiro dos médicos. Foi o primeiro empreendimento do Instituto dos Irmãos Maristas no mundo. No final de 1988, a PUCRS lançou o Centro Clínico, espaço inovador que uniu o HSL e consultórios de médicos que também atuam como professores.

www.pucrs.br/hsl https://www.pucrs.br/institucional/a-universidade/historia-da-universidade/#:~:text=Em%201970%2C%20com%20a%20cria%C3%A7%C3%A3o,ocorreu%20em%20outubro%20de%201976.

ELVO, Clemente. Faculdade de Medicina 30 anos. Porto Alegre: EDI-PUCRS, 2000, p. 67-69.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política