INSTITUTO OSWALDO CRUZ

Foi inaugurado em 1911, no prédio alugado, na rua General Vitorino, nº.2, em Porto Alegre, o Instituto Oswaldo Cruz, com a finalidade de atender aos exames clínicos, sorológicos e bacteriológicos, solicitados pelo serviço de Clínicas da Faculdade. Um dos seus diretores foi o Dr. Olinto de Oliveira. Neste Instituto foi iniciada a realização da Reação de Wassermann pelo processo original em Porto Alegre. Doença infecciosa e contagiosa, sobretudo no contato sexual, a sífilis carregava consigo além de seus próprios males o estigma da vida dissoluta. O Instituto foi centro de pesquisas e, mais tarde, funcionaram também, os laboratórios pertencentes às cadeiras de Química Fisiológica, Patologia Geral, Anatomia e Fisiologia Patológica. Os pacientes da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e internos da Casa de Correção eram atendidos gratuitamente, benefício mais tarde estendido a funcionários da Faculdade. A população também era atendida, através de pequena contribuição.

HASSEN, Maria de Nazareth Agra; RIGATTO, Mario. Fogos de bengala nos céus de Porto Alegre: A Faculdade de Medicina fez 100 anos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 1998, p. 68 -69.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política