PAVILHÃO PEREIRA FILHO (PPF)

Localizado na Avenida Independência, nº 75, o Pavilhão Pereira Filho (PPF), inaugurado em 1965, é especializado em pneumologia clínica, cirurgia torácica e radiologia do tórax. A Santa Casa contou com enfermarias para o tratamento da tuberculose, mas no início do Século XX Caldas Júnior iniciou uma campanha para a criação de um pavilhão para tuberculosos. Os recursos levantados não foram suficientes em 1909, e somente no último governo de Getúlio Vargas, quando o Dr. Manoel José Pereira Filho coordenava o Serviço Nacional de Tuberculose, ressurgiu a possibilidade da construção com verba governamental. As obras foram coordenadas, entre 1953 e 1954, pela Campanha Nacional de Tuberculose e em 1958 o material passou para a Santa Casa, com verbas da União para finalização das obras. Inaugurado em 1965, mas tendo funcionado desde 1963. Atualmente é uma referência latino-americana no diagnóstico e tratamento pneumológico e pioneiro na América Latina em transplante pulmonar. Tem ainda expressiva produção científica e no ensino de graduação e pós-graduação. Conta com 78 leitos (destes, 12 de UTI) e 3 salas de cirurgia. Desde 1989, é pioneiro na América Latina em transplante pulmonar.

WEBER, Beatriz Teixeira. Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre. In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.20.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política