CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO SUL - CREMERS

Os Conselhos Regionais de Medicina foram criados pelo Decreto-Lei n° 7.955, de 1945. A Lei n° 3.268, de 30 de setembro de 1957, publicada no Diário Oficial da União em 4 de outubro do mesmo ano, conferiu o status de autarquia de direito público ao Conselho Federal de Medicina e aos CRMs com o poder e o dever de normatizar, fiscalizar e julgar o exercício profissional dos médicos. O Decreto n° 44.045, de 19 de julho de 1958, publicado no Diário Oficial da União no dia 25 daquele mês, aprovou o regulamento do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais e criou o sistema numérico de inscrições que identifica o médico para o exercício da profissão. O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul estruturou-se, a partir da nova lei, no ano de 1958, embora tenha iniciado sua trajetória no estado no ano de 1952, tendo como seu primeiro presidente o Professor Dr. Luiz Francisco Guerra Blessmann. Em 6 de maio de 1952 ocorreu a eleição para o primeiro Conselho de Medicina do RS, na sede do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (Simers), em Porto Alegre (RS), coordenada pelo Professor Dr. Álvaro Barcellos Ferreira, então presidente do Simers, e obedecendo às instruções baixadas pelo Conselho Federal de Medicina criado pelo Decreto-Lei n° 7.955 de 1945. O Conselho ficou constituído: Efetivos – Luiz Francisco Guerra Blessmann, Gabino Prates da Fonseca, Ivo Corrêa Meyer, Othon Soares de Freitas e Nino Marsiaj; Suplentes – Leônidas Palmeiro de Escobar, João Guilherme Valentim, Coraldino Lupi Duarte, Manuel Loforte Gonçalves e Luiz Gabriel Fayet. Em 16 de maio daquele ano, realizou-se a eleição da 1º diretoria do Conselho Regional de Medicina, cabendo a presidência ao D. Guerra Blessmann (1952-1955), tendo como Vice-Presidente o Dr. Ivo Corrêa Meyer, sendo escolhido também o Delegado junto ao Conselho Federal de Medicina, com sede no Rio de Janeiro, o Dr. Alvaro Tavares de Souza. A posse solene ocorreu no salão nobre da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 27 de maio, coordenada pelo Dr. Álvaro Barcellos Ferreira, presidente do Sindicato dos Médicos de Porto Alegre. Coube ao Dr. José Luiz Tavares Flores Soares, como presidente do Cremers (1956 a 1958) recebeu o registro nº.1, organizou a entidade, embasado na Lei 3.268/57, e deu posse à diretoria eleita - Dr. Breno Couto Barcellos. Aos Conselhos Regionais de Medicina cabe defender a eticidade na medicina, sendo sua obrigação legal proceder sindicância toda vez que houver denúncia formal contra médicos e aplicar o Código de Ética Médica.

https://cremers.org.br/apresentacao/#:~:text=O%20Conselho%20Regional%20de%20Medicina,primeiro%20presidente%20o%20Professor%20Dr.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política