UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE

Instituição criada em 1953, por Decreto do Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Vicente Scherer, com a denominação de Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre, atendendo a solicitação da Mesa Administrativa da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Também está ligada ao fato da construção do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que determinaria a saída de muitos professores da Faculdade de Medicina da UFRGS, que atendiam na Santa Casa. pós o decreto é instituída uma comissão composta pelos Drs. Ivo Corrêa Mayer, Carlos de Britto Velho, Waldemar Job, Heitor Masson Cirne Lima e Gert Eduardo Secco Eichemberg. Em 1954 foram discutidas a fundação e instalação e, ainda em março, foi firmado um convênio com a Irmandade da Santa Casa que é fundadora e mantenedora da universidade. Seus estatutos foram publicados em 26 de abril de 1955, descrevendo, como finalidades da instituição, promover o ensino médico.Em 1957 ocorreu o lançamento da Pedra Fundamental. Em 20 de dezembro de 1960, o Conselho Nacional de Educação emitiu parecer favorável e seu funcionamento foi autorizado pelo Decreto nº 50165, de 28 de janeiro de 1961. Ainda neste ano ocorreu o primeiro vestibular, a instituição foi reconhecida pelo Decreto nº 54.234, de 02 de setembro de 1964. Em 1968 houve a implementação do primeiro curso de pós-graduação. Em 22 de agosto de 1969, através do Decreto Lei 781, a Faculdade transformou-se em Fundação de Direito Privado, passando a chamar-se Fundação Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre. No ano de 1980 a instituição foi federalizada e, por meio da Lei nº 6.891, passou a denominar-se Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA). Em 2004 ampliou sua área de atuação, dedicando-se ao campo da saúde de uma maneira mais ampla Em dezembro de 2007, o Senado aprovou o projeto de lei (PLC 97/07) que transformou a Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre em Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A mudança entrou em vigor no dia 14 de janeiro de 2008. O reflexo imediato dessa transição é a geração de autonomia para a criação de novos cursos. Dessa forma, a nova Universidade, que manterá o caráter jurídico fundacional, deverá crescer e se desenvolver com qualidade, aumentando o número de cursos e fazendo crescer a comunidade acadêmica.

KORNDORFER, Ana Paula. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. In. WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde em Porto Alegre - Inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008, p.89-91.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política