ESCOLA MÉDICO-CIRÚRGICA DE PORTO ALEGRE

A Escola Médico-Cirúrgica de Porto Alegre, criada em fevereiro de 1915, surgiu como um desdobramento da Faculdade de Medicina Homeopática do Rio Grande do Sul, criada em 1914. Durante o período em que funcionou, sofreu resistência por parte de outras instituições médicas como a própria Faculdade de Medicina de Porto Alegre e a Santa Casa da Misericórdia de Porto Alegre, tendo dificuldades para conseguir, desta última, autorização para utilizar suas enfermarias nos estudos práticos. Mantida por verbas regulares do Município e do Estado, a instituição destacou-se, na época da pandemia da Gripe Espanhola em 1918, pela assistência prestada à população, organizando um pronto-socorro em sua sede. Em 1925, a Escola entrou com um processo de calúnia contra o presidente do Centro Acadêmico da Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Contrários à proposta de emenda do Senado que propunha a validade dos exames finais prestados na Escola, aqueles acadêmicos imprimiram boletins nos quais desconsideravam-na como instituição de ensino. Esse acontecimento ilustra os conflitos ocorridos entre as duas instituições. Em 1932, por ocasião da regulamentação do exercício da medicina e profissões afins, a Escola foi fechada após a avaliação de uma comissão que considerou não haver as condições necessárias exigidas para seu funcionamento. Durante o período em que funcionou, a Escola contou com um laboratório de química biológica e outro de microbiologia clínica, além de uma policlínica anexa, criada em 1916, que oferecia gratuitamente serviços médicos, farmacêuticos e dentários à população pobre. A Instituição e a policlínica recebiam verbas regulares do Conselho Municipal e do Estado do RS.

BARRETO, Sabino Menna. Resumo histórico da homeopatia no Rio Grande do Sul. In: I° CONGRESSO SUL-AMERICANO DE HOMEOPATIA. Edição patrocinada pela Farmácia Homeopática de Luiz G. Klein & Cia. Porto Alegre: Tip. do Centro, 1944. (BN)

WEBER, Beatriz Teixeira. As artes de curar: Medicina, Religião, Magia e Positivismo na República Rio-Grandense - 1889-1928. Santa Maria: Ed. da UFSM; Bauru: EDUSC, 1999. (BCOC)

___________. Positivismo e ciência médica no Rio Grande do Sul:a Faculdade de Medicina de Porto Alegre. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.V, n.3, p. 583-601, nov.1998-fev.1999. (BCOC)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política