Estágio em Educação Patrimonial proporciona experiência prática no MUHM

Na manhã da sexta-feira, 13 de junho, o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) recebeu uma atividade especial de mediação conduzida pelo aluno Elias Pereira, do curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A ação integrou as atividades do seu estágio em Educação Patrimonial e contou com o acompanhamento da professora Dra. Melina Perussatto (UFRGS) e da equipe do museu.

Durante a visita mediada, um grupo interessado em conhecer mais sobre a história da medicina pôde explorar a exposição Desafios da Medicina, que apresenta as transformações das práticas médicas ao longo do tempo. Elias guiou o grupo com sensibilidade e embasamento histórico, proporcionando reflexões sobre o desenvolvimento da saúde e da medicina no contexto gaúcho.

O estágio em Educação Patrimonial no MUHM representa uma oportunidade valiosa para estudantes vivenciarem, na prática, as múltiplas dimensões do trabalho educativo em museus. Ao longo do processo, os estagiários participam de atividades que vão desde a pesquisa e documentação até a mediação cultural e o diálogo com o público, sempre com o suporte da equipe técnica do museu.

O MUHM segue comprometido com a formação de novos profissionais e com a promoção do conhecimento histórico através de experiências educativas enriquecedoras.