MUHM presta homenagem a Arnaldo José da Costa Filho e agradece seu legado à medicina e à cultura
O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do médico Arnaldo José da Costa Filho, aos 102 anos, e expressa gratidão por sua trajetória que uniu medicina, ensino, pesquisa, arte e generosidade.
Pioneiro na medicina esportiva no estado, professor respeitado e membro da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, Arnaldo deixa um grande legado. No MUHM, sua contribuição foi além da história profissional: ele foi um grande apoiador da cultura médica, tendo sido um dos integrantes do grupo Médicos & Música, que se apresenta nos saraus realizados no museu.
Esses momentos de integração entre medicina e arte, sempre conduzidos com entusiasmo pelo Arnaldo, tornaram-se parte da identidade cultural do MUHM, aproximando a comunidade da trajetória humana por trás da prática médica.
Além disso, o museu foi contemplado com doações feitas por ele, que ampliaram o acervo histórico e contribuíram para a preservação da memória da medicina no Rio Grande do Sul. A generosidade do médico fortaleceu a missão do MUHM de valorizar os profissionais da saúde e suas histórias.
"Dr. Arnaldo representou, com brilho e humanidade, a essência do médico que transcende o consultório e deixa uma marca profunda na sociedade", destacou o presidente do MUHM, Germano Mostardeiro Bonow.
Aos familiares, amigos e colegas, os integrantes do MUHM e da AAMUHM deixam sua eterna gratidão. Seu exemplo de vida permanece como inspiração e memória viva entre os corredores do museu, nas partituras dos saraus e nas páginas da história médica que ele ajudou a escrever.
Conheça um pouco da história do Dr. Arnaldo:
https://www.simers.org.br/noticia/%E2%80%9Cmedicina:-a-melhor-profissao-que-existe%E2%80%9D