Projeto Maturidade Ativa realiza encontro com a palestra “Treine seu cérebro: mude seu mundo!"
O Museu da História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM), mantido pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), recebeu na quinta-feira, 28, a última edição do ano do projeto Maturidade Ativa. Como atividade do encontro, ocorreu a palestra “Treine seu cérebro: mudo seu mundo!”, ministrada pelos neuroestimuladores, Fani Pereur e Gésse Lopes, da Supera Ginástica para o Cérebro.
Os participantes puderam aprender com os especialistas sobre a importância de exercitar a memória, as cognições e o pensamento lógico matemático, através de exemplos, brincadeiras e de exercícios de estímulo, como o uso do ábaco para operações numéricas, mímicas, stop e adivinhação de palavras.
O diretor da Supera, Felipe Basso, apontou o significado de ocupar espaços como o MUHM com este tema. “O Supera foi convidado pelo Museu da Medicina, junto com o Simers, por ser uma atividade desse projeto tão relevante como o Maturidade Ativa. E o Supera é exatamente isso, uma metodologia que foi preparada para as pessoas se manterem ativas por mais tempo. Sabemos que depois dos 60 anos, os estímulos tendem a decair, então promovemos esse alerta para manter o cérebro ativo através de dinâmicas e neuróbicas.
Com a palestra desta quinta-feira, ocorreu a última edição do Projeto Maturidade Ativa de 2024. Para a pedagoga e historiadora, Gláucia Kulzer, o balanço das atividades foi positivo, apesar dos desafios encontrados ao longo do ano. “Iniciamos o ano muito bem, mas em maio vivemos um momento muito difícil com as enchentes, e retomamos em julho. Voltamos com força total graças ao apoio fundamental do Simers. Hoje encerremos de forma muito feliz, com um público muito bom, que está vindo de forma frequente. Nosso foco foi trazer atividades diferenciadas, a cada mês, não só relacionadas à saúde, mas também a cultura e o bem-estar. Isso nos dá motivação para acreditar que o próximo ano será ainda melhor, pois o grupo está se conhecendo mais e fazendo desses momentos um espaço de troca de experiência e de convívio”, exaltou Gláucia Kulzer.