24/10/2022 - Dia Mundial do Combate a Poliomielite
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisias musculares. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.
Como resultado da intensificação das campanhas de vacinação, o último caso de Poliomielite no Brasil foi diagnosticado em 1989.
A doença infelizmente está retornando devido a baixa cobertura vacinal. Segundo a Fiocruz, dados oficiais da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, "mostram que em 2022 a adesão à vacina ainda é baixa. Até 16 de setembro, somente 44% das crianças entre um e quatro anos - população-alvo da campanha - receberam o reforço da vacina contra a doença no Brasil. A meta é que o reforço oral da vacina contra a poliomielite chegue a 11,5 milhões de crianças, mas a duas semanas do fim da Campanha, cerca de 6,4 milhões ainda não receberam o imunizante (Observa Infância/Fio Cruz, 2022)."
O Pulmão de Aço foi inventado nos Estados Unidos, em 1928, por Philip Drinker da Harvard University. Esse instrumento transformou-se rapidamente em umas das primeiras máquinas do suporte à vida, se tornando famoso por manter vivos os pacientes de poliomielite.
A criação do Pulmão de Aço contribuiu para o surgimento das primeiras Unidades de Terapia Intensiva e possibilitou ainda o tratamento de diversos casos de quadros graves de insuficiência respiratória.
Há poucos exemplares do Pulmão de Aço no Brasil, e um deles está no MUHM. Este foi trazido dos EUA pelo Dr. Mario Rigatto. Venha visitar e conhecer mais sobre ele, a história da poliomielite e a importância da vacinação.