Doação de acervo da Dra. Letícia Bauer

No dia 28 de fevereiro recebemos a doação de acervo da Professora da Faculdade de História da UFRGS, Dra. Letícia Bauer. A historiadora, juntamente com o pai Ricardo Bauer, entregaram ao MUHM o acervo pertencente ao seu avô, Guilherme Oscar Bauer, Farmacêutico Prático Licenciado. 
Guilherme nasceu em 13 de julho de 1902 em Taquara (RS) e faleceu em 07 de março de 1980 em Canela (RS). Iniciou sua carreira como ajudante de farmácia aos 10 anos de idade, quando foi a Gramado (RS) para fazer tratamento de saúde junto à Farmácia  Gramadense. Adquiriu a Farmácia Gramadense e a deixou aos encargos do irmão, Rodolfo Bauer.  Além de atender como responsável de farmácia em Igrejinha, trabalhou em Novo Hamburgo (RS), na Farmácia Nova, entre 1934 e 1939; em Gramado (RS), como proprietário e
farmacêutico na Farmácia Gramadense, entre novembro de 1939 e 1949; e, finalmente, em Canela (RS), como farmacêutico e proprietário na Farmácia Canelense, entre novembro de 1949 e 1980. Casou-se com Assunta Elisabeta Giordani em 25 de novembro de 1939. Assunta era enfermeira prática e parteira.

Além de doar o acervo, a professora Dra.Letícia aproveitou para conhecer o trabalho realizado pela reserva técnica do MUHM. 

Você também possui acervos sobre história da saúde? Nos contate pelo email aamuhm@aamuhm.org.br

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política