Dr. Mario Rigatto (1930-2000)

Dr. Mario Rigatto (1930-2000), nasceu em Porto Alegre (RS). Formou-se em Medicina pela UFRGS, em 1953. Ainda como acadêmico, frequentava a Enfermaria 29 da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Fez estágio em universidades estadunidenses entre 1958 e 1960. Frequentou, entre 1961 e 1962, a Faculdade de Higiene de São Paulo. A partir de 1969, passou a ser pesquisador-conferencista do então Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq).

 

MONUMENTO

 

Monumento feito em aço pintado, alumínio, com tamanho de 6 m x 3 m. A autoria da escultura é de Glória Corbetta e apresenta um cigarro feito em aço pintado. Um grande xis vermelho simboliza a luta do médico contra o respectivo vício da nicotina. Na ponta do símbolo existe uma gravata, marca registrada do homenageado. Inaugurado em 31 de maio de 2001, dia comemorativo da Campanha Internacional Antitabagista.

 

Para saber mais acesse nossa exposição virtual "PATRIMÔNIO E MEDICINA: Os monumentos aos Médicos em Porto Alegre": muhmrs.wixsite.com/monumentosmedicos (Disponível na bio do instagram)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política