Heitor Masson Cirne Lima (1912-1994)

Heitor Masson Cirne Lima (1912-1994), natural de Porto Alegre (RS). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1931, defendendo a tese “Contribuição ao estudo experimental do choque traumático”. Em 1935, através de concurso, tornou-se Livre-Docente de Clínica Propedêutica Cirúrgica pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Em 1939, conquistou o cargo de Livre-Docente de Anatomia e Fisiologia Patológica da Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Nesse mesmo ano, tornou-se Assistente da Cadeira de Anatomia e Fisiologia Patológicas da Escola Paulista de Medicina.

Foi um dos fundadores da Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre (atual UFCSPA) e seu segundo diretor.

O MONUMENTO

Localizado no Saguão de entrada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Busto com material em bronze. Inaugurado no dia 8 de dezembro de 1994. 

➡️ Para saber mais acesse nossa exposição virtual "PATRIMÔNIO E MEDICINA: Os monumentos aos Médicos em Porto Alegre": muhmrs.wixsite.com/monumentosmedicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política