Mario Ribeiro Totta (1874 –1947)

Mario Ribeiro Totta (1874 –1947), natural de Porto Alegre (RS). Diplomou-se em Farmácia pela Faculdade de Medicina e Pharmacia de Porto Alegre, em 1901, e, posteriormente, em Medicina, em 1904 na mesma instituição. Especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia. Assumiu, em 1905, como Professor Assistente da Cadeira de Clínica Obstétrica e Ginecológica da Faculdade de Medicina e Pharmacia de Porto Alegre, lecionando até 1942, quando se tornou Professor Emérito.

 

O MONUMENTO

Herma composta por pedestal e busto em granito e placas em bronze, modelado por André Arjonas. O busto apresentava o homenageado com vestimentas típicas do ensino superior da época. Existiam três relevos, sendo o maior retratando o símbolo da Medicina sobre uma pilha de livros. Os relevos menores estavam situados nas laterais do pedestal, sendo um apresentando a cena de um médico junto ao paciente e outro de crianças brincando em uma árvore. Foi inaugurado em 11 de maio de 1951, por iniciativa da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Atualmente, o busto, assim como as placas em bronze não se encontram no local.

 

Para saber mais acesse nossa exposição virtual "PATRIMÔNIO E MEDICINA: Os monumentos aos Médicos em Porto Alegre": muhmrs.wixsite.com/monumentosmedicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política