Museu de História da Medicina do RS completa 15 anos

O dia 18 de outubro, Dia do Médico, também marca os 15 anos do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul. Criado em 2007, pelo Sindicato, se destaca por resgatar e preservar a história da Medicina no Estado.

*O MUHM, que é mantido pelo Simers, nasceu de um desafio nos anos 2000: um projeto de pesquisa chamado “Memória Médica”, que tinha por objetivo registrar, através de entrevistas, a memória dos médicos do RS. A partir daí foi planejada e construída uma instituição, instalada no prédio Histórico do Hospital Beneficência Portuguesa de Porto Alegre, que até hoje é referência no Estado e permite conhecer o desenvolvimento da Medicina”, destaca o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e que já foi presidente do MUHM, Marcos Rovinski.

O MUHM tem como missão promover o interesse pela história da medicina e da saúde, como uma ferramenta de compreensão da realidade, por meio da preservação, investigação e divulgação do patrimônio cultural médico através de exposições, ações educativas e publicações contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

Para comemorar o aniversário, o MUHM apresenta a série de catálogos, fruto de um projeto iniciado no ano de 2020, a partir da parceria da Associação de Amigos do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (AAMUHM) com o IFRS Campus Osório e financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). O objetivo destes catálogos é contribuir para a preservação e a disseminação do conhecimento histórico relacionado à história da Medicina, da Ciência e da Saúde, a partir do acervo arquivístico, bibliográfico e tridimensional do MUHM.

Uma história de glória

"É com grande alegria e entusiasmo que celebramos o nosso aniversário de 15 anos. Nesse período o museu foi palco de muitas ações que enfatizam não só a memória da história da Medicina, mas a riqueza cultural do nosso Estado.  Mesmo com as dificuldades originárias da pandemia, o museu continuou funcionando em formato virtual, e em consequência desse novo formato conseguimos atingir um maior número de visitantes e escolas de diversos estados brasileiros e países”, observa a atual presidente do MUHM, Leonor Schwartsmann.

Leonor diz que o programa educativo é fantástico: “É lindo ver  crianças discutindo os ossos do corpo humano, vacinas e equipamentos médicos.  Essas mudanças vieram para permanecer e nosso acervo aumenta a cada dia. Muito obrigada para aqueles que têm contribuído para que sejamos reconhecidos no cenário museológico do país, todas essas ações só são possíveis graças ao apoio do Simers, de uma associação de amigos atuante e de uma equipe altamente qualificada que muito me orgulha”, acrescenta a presidente do MUHM.

Doações

Referência no território gaúcho, o acervo do MUHM é composto por doações de mais de 800 médicos e profissionais da área da saúde. Atualmente conta com cerca de 6 mil objetos e equipamentos, sete mil livros, revistas e catálogos médicos e 15 mil documentos.

O acervo do museu já serviu de base para mais de 150 pesquisadores realizarem seus trabalhos acadêmicos. Ao longo de sua história, o MUHM organizou 25 exposições físicas e oito exposições virtuais, que podem ser acessadas em n osso site, no endereço: https://www.muhm.org.br/exposicoes. As exposições virtuais receberam mais de 22 mil visitas. Ao todo, entre ações presenciais e online, foram atendidas 370 escolas, somando cerca de 18 mil alunos. Além de receber mais de 48 mil.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política