No ano de 2022 comemora-se os 270 anos da chegada dos açorianos no sul do Brasil
No ano de 2022 comemora-se os 270 anos da chegada dos açorianos no sul do Brasil. A vinda deste grupo europeu, em 1752, iniciou o povoamento da cidade de Porto Alegre. Esses imigrantes e seus descendentes fizeram parte da construção da capital gaúcha.
Entre esses descendentes está o médico Israel Baptista Soares da Silveira e Souza. Formado no ano de 1909, na Faculdade de Medicina e Farmácia de Porto Alegre. Escreveu a tese intitulada Contribuições ao tratamento das varizes superficiais e úlceras varicosas do membro inferior pela operação de Medelung. Era filho do Comendador José Baptista, açoriano proveniente da Ilha de São Jorge, arquipélago dos Açores, e de Cecília Rodrigues de Barcellos, oriunda de Pelotas. Seu pai foi construtor e empresário de Porto Alegre. Também é sobrinho neto do construtor João Baptista Soares da Silveira e Souza, responsável pelas obras do Theatro São Pedro, Casa de Correção e a Ponte de Pedra.
Sua tese e fotografia fazem parte do Acervo do MUHM e foram doados pelos seus netos Silvia Baptista MacDonald, Inez Tóffoli Baptista e Antônio Tóffoli Baptista.
Quer saber mais sobre nosso acervo nos contate através do e-mail aamuhm@aamuhm.org.br