NICOLAIEWSKY, Saul Steinbruch

Natural de São Gabriel (RS), 05 de agosto de 1914 - Rio de Janeiro, 12 de abril de 2012. Filho de Alegria Steinbruch e Alfredo Nicolaiewsky. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Porto Alegre, em 1940. Exerceu as atividades profissionais em Porto Alegre (RS). Criou o Curso Preparatório Ruy Barbosa e dedicou-se a ele. Foi professor de História Natural, Química e Língua Inglesa e dirigiu o educandário por mais de 36 anos. Criou a Revista Cultura (anual), posteriormente alterou o nome para Revista da Cultura e Ciência. Pertenceu à Associação Riograndense de Imprensa. Assumiu várias funções no âmbito educacional, destacando-se as de Membro do Conselho Estadual de Educação, Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino, Presidente da Câmara de Ciências e do Conselho Estadual de Cultura. Também foi agraciado com diversos prêmios e homenagens por seus serviços prestados à educação. Casou-se com Sarita Nicolaiewsky e teve dois filhos: Lilian e Norman.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.542.

Instituto Cultural Judaico Marc Chagall https://www.facebook.com/icjmcrs/posts/2174159039281406/

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política
;