TOSCANO, Remy Flores

Natural de Porto Alegre (RS), 19 de outubro de 1914 - Brasília (RS), 9 de maio de 2003. Filho Arthur de Moura Toscano e Maria Antonieta Flores Toscano. Quando estudante secundarista e universitário foi goleiro do Sport Club Internacional e remador do Clube Almirante Tamandaré Foi diplomado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Porto Alegre, em 1937. Especialista em Cirurgia, Obstetrícia e Clínica Geral. Iniciou sua carreira como médico em Porto Alegre (RS), indo posteriormente para Camaquã (RS), São Luiz Gonzaga (RS), Passo Fundo (RS) e Cacequi (RS), onde a partir de 1943 foi um dos idealizadores da emancipação da localidade, que hoje é município. Foi vereador, presidente da Câmara e chefiou a construção do Hospital de São Luiz Gonzaga. Em 1954 volta a Porto Alegre para chefiar a Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários e Empregados do Serviço Público. Em 1958 foi convidado para chefiar a Organização do Serviço Médico da instituição, em Brasília. Era médico e amigo do presidente Juscelino Kubitschek. Em Brasília foi o pioneiro como rádio amador, criando e sendo eleito o primeiro presidente da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão de Brasília. Foi fundador do primeiro CTG do Planalto Central.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p 574

https://monitormercantil.com.br/brasilia-comemora-56-anos/

https://www.radioamador.com/ilustres/pt2ve.htm

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política
;