WICKERT, José Frederico

Natural de São Leopoldo (RS), 27 de junho de 1889. Seus estudos primários e secundários foram feitos no Ginásio Nossa Senhora da Conceição, desta cidade. Formou-se pela Escola Médico-Cirúrgica de Porto Alegre. Sua tese defendida foi “Do tratamento das anemias”. Especializou-se em Clínica Médica e Cirurgia. Frequentou os cursos de especialização de Proctologia do Professor Levy Sodré, em São Paulo, no ano de 1938, e o Curso de aperfeiçoamento Oftalmológico do Professor Vicente Pereira, ainda quando acadêmico. Tem trabalhos publicados de imprensa médica do País, assim como sejam: Brasil Médico, Revista Terapêutica etc. Entre as funções desempenhadas, destacam-se as de médico das Forças Auxiliares da Brigada Militar, à disposição do Governo Federal nos movimentos de 1926, 1927 e 1930, e as de médico adjunto da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Foi médico das Companhias de Seguros, Segurança Industrial, Madepinho Seguradora, Equitativa e Brasil. Esteve à frente do Serviço de Clínica de homens do Hospital de Caridade de Ijuí (RS). Casou-se com Angelina Wickert, teve o filho de nome José German.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 580.

https://education.issuu.com/jornaloreporter/docs/ed_do_dia_1906/10

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política
;