XAVIER, José Ottoni Ferreira

Natural de São José, 12 de maio de 1909. Fez os estudos primários com a Professora Maria Eulália Neves de Almeida e os secundários no Ginásio Pelotense, em Pelotas (RS). Formou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1935. Especializou-se em Clínica Médica. Foi, em 16 de março de 1934, nomeado médico interno da Clínica Propedêutica Médica. Foi médico Interno da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e Diretor da Secção de Eletricidade Médica no mesmo hospital. Exerceu as atividades profissionais em Pelotas. Foi um dos fundadores da Associação Médica de Pelotas e fez parte da primeira direção. Há uma rua no município de Pelotas (RS) que leva o seu nome “Dr. José Ottoni Ferreira Xavier”. Casou-se com Maria de Lourdes de Assumpção Xavier, de cujo matrimônio tiveram: Maria Theresa e Luiz Virgílio.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.581.

https://www.ufrgs.br/famed/index.php/component/content/article?id=72:decada-de-1930&catid=20:formados-medicina-alunos&Itemid=101

https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/45644/Poster_8000.pdf?sequence=2

http://www.amedpel.com.br/site_novo/historia/index.php

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política
;