CONCEIÇÃO, José Abreu

Natural de Santos (SP), realizou seus estudos iniciais na cidade natal. Diplomou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil (RJ), especializando-se em Clínica Médica, Cirurgia e Radiologia. Frequentou os cursos de cirurgia obstétrica no RJ. Especializou-se como médico de Aviação no Ministério da Guerra. Foi interno do Hospital de Crianças José Carlos Rodrigues, do Serviço de Clínica Médica do prof. Irineu Malagueta, da Maternidade da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Foi médico cirurgião e clínico geral em Roca Sales (RS), no Hospital Dr. Silva Filho, desde 1939, com rápida passagem por Corvo (colinas). Foi sócio fundador da SMAT, em 1947 e presidente em 1950. Atuou como Chefe do Posto de Higiene de Estrela (RS). Transferiu-se para o Rio de Janeiro, em 1952. Oito anos depois acompanhou o Presidente Juscelino Kubitschek na fundação de Brasília para atuar na SAMDU. Também foi violinista. Casou-se com Oneida Guayer Wanderley Conceição, tendo o filho José Augusto.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.497.

SCHIERHOLT, José Alfredo. À sombra de plátanos: história da saúde do vale do Taquari. 2ª ed. Lajeado: Evandraf, 1997, p.190-191.

;